terça-feira, 14 de setembro de 2010

Buffet X Decoração: Até aonde um interfere no outro?

Olá noivas do meu coração!

No último post falei que o tipo de buffet interfere na decoração, então hoje vou explicar melhor...

O meu buffet, e a maioria dos buffets, oferecem basicamente quatro tipos de cardápios: somente o coquetel volante, o jantar, os empratados (também chamados de mini-jantar) e as ilhas. 

O jantar



É aquele que todos já conhecem: Algumas mesas grandes de buffet (geralmente, 2) são estrategicamente colocadas no salão e, são servidos salada, carne, massa, arroz ou risoto, enfim, os noivos decidem. 

O detalhe é que o jantar, na maioria dos buffets, tem hora para iniciar e acabar.

Antes e depois do jantar é servido apenas o coquetel volante.

Nesse caso, na sua decoração, você tem que se preocupar com as mesas de buffet e em colocar todos os convidados sentados, ou seja, todos devem ter um assento em uma mesa. Afinal, ninguém deve comer em pé, segurando o prato.

Os empratados


São aquelas mini porções servidas em cumbucas de porcelana. O garçom vai até você com essas porções na bandeja, ou seja, você não precisa parar o que você está fazendo, para ir se servir. O jantar vem até você.
Geralmente são servidos uma salada, uma carne (vermelha, branca ou as duas), um risoto, enfim, decisão dos noivos.

A grande vantagem dos empratados é permitir que a festa se torne mais dinâmica, sem filas, pois você pode comer sentado à mesa, em lounges, bistrôs e, até mesmo, em pé ou dançando.

Na decoração já não é obrigatório ter lugar em mesa para todos os convidados. Você pode colocar vários lounges e, bistrôs perto da pista de dança. O que geralmente torna a decoração mais em conta.e pode dar um ar mais descontraído á sua festa. Você pode colocar mesas apenas para as famílias e pessoas mais velhas.

As ilhas


Essas estão em alta: Você define tipos específicos de cardápio e esses são estrategicamente colocados em mesas de buffet espalhadas pelo salão. Geralmente se vê ilhas de risotos, saladas, frios, camarões e frutos do mar, massas, crepes, sushis e sashimis...

Nas ilhas existe uma equipe responsável por preparar os pratos dos convidados, de acordo com o que ele escolhe, dentre os ingredientes oferecidos. Igual quando vamos a um restaurante que montam a nossa massa, entederam?

A vantagem da ilha sobre o jantar, é que a ilha fica aberta a festa inteira, ou seja, o serviço inicia e acaba junto com a festa. O convidado pode escolher a hora que quer comer, diminuindo assim as filas.Também confere à festa, um ar mais descontraído.

Assim como o jantar, todos os convidados devem ser acomodados em mesas. E, nesse caso, pode ser que seja necessário mais de 2 mesas de buffets.

E aí, qual será o serviço de buffet oferecido na sua festa? 
Andressa, consegui responder a sua dúvida?

Beijos!

12 comentários:

  1. O meu vai ser coquetel + jantar!
    Mas vai dar tudo certo, tenho fé nisso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie querida

    O meu vai ser jantar!!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. O meu vai ser jantar tipo buffet mesmo e depois buffet com 6 opções de sobremesa!

    ResponderExcluir
  4. Oi Barbara, tudo bem? Obrigada por adicionar o noiva moderna. vim conhecer seu blog tb.
    O meu vai ser um almoço com as ilhas, não vai ser empratado. Eu acho melhor pq cada um come o que lhe agradar.
    Um beijo,
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Oiiii...
    Então...O local que iremos fazer a festa não nos dá opções, sendo assim, oferecem coquetel, empratados e o jantar...Festa para 250 pessoas é o ideal, minha lista deu um pouquinho mais...No entando, algumas pessoas é meio que certo não irem...
    Você já fez a opção por qual buffet???

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Então Barbara, como vou me casar às 11h00, vou afzer o seguinte: vou ter uma mesa de café da manhã, para os convidados que forem chegando, afinal, sei que vai ser bem corrido pra eles e muitas pessoas já vão chegar com fome. Essa mesa ficará aberta até um pouco antes de começar a cerimonia. Terminando a cerimonia, terei um coquetel e em seguida o almoço. No meu caso, tb vou precisar de mesas pra todo mundo!
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  7. prefiro muito mais as ilhas...mas tive q fechar jantar por pressao da familia....fazer o q....

    bjim

    ResponderExcluir
  8. Oii flor... tava andando pelos blogs e vi seu blog... to te seguindoo viu.... quando der da uma passadinha lah no meu..


    beijinhus...

    ResponderExcluir
  9. Oi, Barbara!!!
    O meu será coquetel volante mais jantar. E é isso mesmo que vc disse, interfere na decoração sim, tanto que na minha decoração já está definido a mesa e tals. Bjoo

    ResponderExcluir
  10. O meu não sei bem em qual se encaixa, terá 01 prato quente que será massa 4 queijos salgados doce e bolo acho que é só.

    ResponderExcluir
  11. Olá, olhando os blogs de outras noivas acabei chegando no seu, me casarei em setembro do ano que vem e optamos por empratados :)
    Vou acompanhar seu blog
    Bjos
    Talita

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um recadinho e fazer essa blogueira feliz!