segunda-feira, 2 de abril de 2012

Casei: Respondendo Perguntas - Parte I

Oieeeeee!!!
E aí como foram de final de semana?

Bom gente, foram muitas perguntas e vou agrupá-las por assunto, mas para o post não ficar gigante, vamos fazer por partes, ok? 

Eu já respondi todas as perguntas e programei os posts. Deixei para essa primeira parte as respostas mais longas. Amanhã bem mais perguntas serão respondidas, porque as respostas são mais curtinhas e sucintas. Por último (na quarta-feira), as perguntas subjetivas cujas as respostas são minhas opiniões.

Vamos lá!

Vestido:
A escolha do meu vestido não foi difícil, mas isso varia de noiva para noiva. Eu já sabia o que queria, mas visitei algumas lojas e experimentei vários modelos diferentes e de todos os tipos, apenas para ter certeza que eu estava decidida. O meu modelo era o Finisterre, assinado pelo estilista Manuel Mota para Pronovias, coleção 2011.


Para mim que sou bem branquinha, a cor off-white se destacou bem mais que o branco. Todos os vestidos brancos que experimentei não ficaram bons e, eu não conseguia me ver noiva! Todos os modelos que mais gostei, em todas as lojas que visitei, eram off-white, por isso já sabia que a minha escolha seria essa.

Não me arrependi da minha escolha, muitíssimo pelo contrário. Se eu me casasse todo ano (com o mesmo noivo, é claro!) continuaria a optar pelo Finisterre. Achei meu vestido sexy e romântico ao mesmo tempo, por causa da saia de tule por cima do modelo sereia. Eu pedi para ajustar bem sereia porque eu gosto assim, e mesmo com o tule dava para perceber.
Esse é o meu gosto e cada uma tem o seu! 


A coleção 2012 da Pronovias e do St. Patrick tem vários modelos de vestidos com a mesma proposta do Finisterre: modelo sereia com a saia de tule por cima. Tem com alças finas e grossas, tomara-que-caia, frente única... Para agradar a todos os gostos! Basta entrar no site olhar!

Eu optei pelo tomara-que-caia porque adoro vestidos assim! Simples. Em nenhum momento me preocupei se estavam caindo e nem precisei ficar puxando, simplesmente porque o ajuste foi bem feito. 
Aliás, nenhum vestido tomara-que-caia deve ficar escorregando, independente do modelo e estilista escolhido. Isso é questão de ajuste. Ajustes bem feitos tornam vestidos confortáveis e impecáveis.

Quanto a valores, caro ou barato, isso é pessoal de cada noiva e seu orçamento. Existem aquelas que sonham com um modelo exclusivo de um famoso estilista, como aquelas que apenas querem encontrar o que fará brilhar seus olhinhos, independente de ser feito por um estilista famoso ou anônimo, se é primeiro aluguel ou se já foi alugado várias vezes.

No meu caso, o meu escolhido entrava no meu orçamento. O que aconselho a todas é experimentar e pesquisar. Avalia se está dentro do seu orçamento e, se precisar dar uma apertadinha, veja se existe algum item do seu casamento que possa ser barateado ou eliminado. 
Um exemplo são as benditas forminhas de doces. Se você não fizer questão de tê-las em tecido (podendo ser as da doceira ou até mesmo de papel) você economiza em torno de R$1000, que podem ser acrescentados na verba do seu vestido.
Molde o seu orçamento privilegiando seus sonhos!

Como eu sabia que era o meu vestido??? Porque assim que me vi com ele, me senti uma noiva pronta para casar. Esqueci todos os outros que já tinha visto e não queria tirar esse por nada! Mas não se preocupa com o que eu senti, porque cada noiva tem uma reação diferente.  

Como é que você teve certeza de que seu noivo é a pessoa certa e que você quer passar o resto de sua vida ao lado dele? Não dá pra explicar, você simplesmente sabe, certo? É exatamente assim com seu vestido! Não dá pra explicar, mas na hora que você se ver vestida com ele, você simplesmente vai saber que é ele! Você vai se sentir a mulher mais linda do mundo!

Outra coisa e uma das mais importantes: Não escolha seu vestido porque gostou do meu ou de outra noiva, cada mulher tem um corpo e  um gosto, o que fica lindo em uma pessoa pode não ficar tão bom em você, e vice-versa, por isso EXPERIMENTE. Se precisar visitar TODAS as lojas da sua cidade e vestir todos, NÃO TENHA PREGUIÇA E EXPERIMENTE. Você só vai encontrar seu vestido quando vesti-lo. NÃO DESANIME NUNCA!!!

Quanto ao estresse na loja foi em relação ao atendimento e desorganização com os horários agendados, que são fictícios como a gerente mesmo disse, uma vez que tudo depende do ritmo das costureiras.

Nenhum dos dias fui atendida no horário e todas as noivas da loja reclamaram do mesmo item: todas esperam até uma hora e meia depois do horário marcado para ser atendida. Isso me fez desmarcar meu voo e quase perder o último voo do dia, para Brasília de volta. Não recomendo para quem é de fora de São Paulo. Se mesmo assim for arriscar, tenha muitíssima paciência e marque a volta para o dia seguinte da retirada.

Sapato:
Meu sapato era champagne e foi da loja Agiaffato. Super confortável, fiquei com ele praticamente a noite toda. Não sei dizer valor, pois foi presente de uma amiga muito especial.


Espaço Patrícia Buffet e Serviços:
Eu não tenho absolutamente nada do que reclamar e só elogiar! O buffet é excelente e não é à toa que é considerado um dos melhores de Brasília. Bebidas extremamente geladas e comida farta, quente, diferente e linda (porque primeiro comemos com os olhos).

Toda a equipe dos garçons foi muito elogiada pela educação, simpatia e pronto atendimento. Os garçons dos noivos e dos pais foram extremamente atenciosos e não saíram de perto da gente por nenhum minuto. Sempre atentos às nossas necessidades, nos monitorando para que não ficássemos sem beber nem comer.

Tudo foi feito dentro do combinado em contrato e com muita transparência. A Patrícia é muito correta e acompanha tudo de perto. Só tenho que agradecer pela equipe maravilhosa e pelo carinho!



Minha Arrumação:
Eu já falei um monte de vezes que os profissionais que escolhi trabalham em salões diferentes e só fecharam a agenda deles pela amizade de muitos anos que tem com a minha sogra. Não tenho nenhuma autorização para passar o contato deles.

Para dar tudo certo e não haver nenhum atraso, fiz uma programação e horário que foi seguida à risca por todos. Além disso, para que eu ficasse à vontade e calma, somente se arrumaram comigo nossas mães e irmãs, mais ninguém.

Meu cabelo e maquiagem ficaram impecáveis a noite toda. As mães e irmãs comentaram que os delas também.

O spa da minha sogra não possui o dia da noiva, mas como vimos que deu certo no meu casamento, estamos estudando a possibilidade. Caso venha a acontecer, o blog será o primeiro a divulgar!!!

Teve alguém que me perguntou sobre o Luiz Carlos. Embora já tenha ouvido comentários sobre alguns atrasos, NENHUMA noiva que conheço que tenha se arrumado com ele reclamou disso. Eu acho o trabalho dele muito bom e me arrumaria lá sem problemas. Mas a escolha é exclusivamente sua.

Lista de Convidados:
Em toda festa há uma margem de faltosos, no caso de casamentos é de 15-20%. Essa margem cobre aquelas pessoas que tem imprevistos e não podem comparecer, além daquelas que confirmam presença por vergonha de dizer que não vão.

No MEU CASO, como eu tinha muitos convidados de fora, muitos idosos e muitos que eu sabia que não viria, mas mandaria convite pela delicadeza e carinho, eu trabalhei com margem de 20-25%. Por isso, minha lista de convidados tinha mais gente que em festa.
Eu preparei minha festa para 250 convidados e convidei, aproximadamente 350 pessoas. Foram para a festa 244 pessoas.

Infelizmente lista de convidados sempre vai gerar dor de cabeça, por isso conversar é o melhor jeito para achar uma solução. No nosso caso, gerou um estresse inicial, mas acabou que a lista cheia ficou dentro da nossa margem, então relaxamos.


Apoio e Planeamento:
O sonho do casamento com toda pompa e circunstância, geralmente, é da noiva. O sonho do meu noivo é me fazer feliz, portanto ele embarcou de corpo, alma, coração e bolso comigo! Nossos pais nos ajudaram dentro das possibilidades de cada um.

Somos muito controlados e objetivos, fizemos um planejamento financeiro e nos atemos à ele. Todos os gastos ficaram dentro do nosso planejamento.

O que consideramos supérfluo e não era essencial, deixávamos por último ou cortávamos, dependendo do preço. Tivemos uma festa com todo o essencial bem feito e caprichado. Ninguém sentiu falta de nada e não tivemos nenhuma dívida pós-casamento.

Em algum momento dos preparativos, vai haver estresse e vontade de jogar tudo para o alto. Mas é só passar alguns dias sem pensar em nada, respirar bem fundo e contar até um milhão, que você retoma as forças.
O Pedro foi fundamental nos momentos de estresse. Era ele que me acalmava e lembrava que tudo iria dar certo!




Vou parar por aqui que já está bem grande, mas amanhã tem mais!!!
Beijossss

7 comentários:

  1. Amei a ideia de responder as perguntas (:

    Ah seu vestido foi lindo de viver.

    Ótima semana Querida

    Beijo, beijo
    ;**

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!! :)
    Vou me casar no Espaço Patricia tb e seu blog tem me ajudado bastante!
    Parabens pelo casamento!!!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das respostas!!! Ainda estou esperando pelos próximos posts.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiii Barbara, obrigada por responder minhas perguntas sobre o vetido e sobre as pessoas que te arrumaram.
    Pena vc não poder passar o contato, mas obrigada de verdade!

    beijosss
    Luanna (finalmentenoivaa.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  6. Amiga linda, adorei os relatos do vestido! Meu vestido é off white também, mas tenho a impresão sempre que ele é mais off white que todos que ja vi, rsrsrs, noiva neurotica, hahahaha! Ai fico achando que o Marcos vai achar horrivel! Ai ai, mas também acho ele lindo e ,como também estou branquinha, talvez fique ideal!!!
    Bjos e saudades!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas respostas. Ajudou muitooooo!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um recadinho e fazer essa blogueira feliz!