quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bate-Papo Dona de Casa: Como você lava as roupas?

Oi Gente!!!

Percebi que estava falando pouco sobre as rotinas diárias e, se tem uma coisa boa em ter blogs, é que a gente troca muitas experiências!!! Por isso, hoje vamos ter um papo dona de casa!

Quero saber como vocês lavam as roupas ou como organizam essa rotina! A maioria de nós aprendeu essa tarefa observando/ajudando as mães, avós, tias... as que não sabiam tiveram que perguntar ou apelar para a internet. Pode parecer bobo, mas muitas só aprenderam a mexer na máquina de lavar quando realmente precisaram.


Aqui em casa, a lavagem de roupa acontece 1 vez por semana, geralmente nos finais de semana, afinal somos apenas 2 e separo por "tipos": roupas claras, coloridas e escuras, roupa de cama, toalhas, roupas íntimas e cozinha.

Tenho baldes específicos para cada tipo. Não uso o balde de roupa íntima para colocar panos de prato, por exemplo. Tenho 2 baldes grandes transparentes para roupas, 2 baldes pequenos transparentes para roupas íntimas, 1 balde grande para panos de cozinha e  limpeza, 1 balde só para a limpeza de casa.

Preparo os molhos de acordo com o tipo de roupa e aplico o tira-manchas nas manchas. Nas roupas brancas coloco alvejante sem cloro; nas camisas do marido primeiro aplico o tira manchas pré-lavagem no colarinho, punho e debaixo do braço e depois coloco no molho com sabão em pó ou detergente líquido (o que estiver usando na época); nas roupas íntimas uso sabão íntimo ou sabão de coco. Os panos de cozinha seguem a mesma regra das roupas claras.

Gosto de colocar um pouco de água fervente nas roupas brancas e nas camisas. Molhos com roupas escuras ou pretas, incluindo jeans,  coloco um pouco de sal, para evitar o desbotamento.

Quase todas as roupas vão para a máquina, com exceção daquelas que sabemos que estragam e as peças íntimas, as quais eu lavo na mão.

Nunca coloco o sabão em pó ou o amaciante diretamente nas roupas, mesmo tendo o dispenser da máquina, porque geralmente a roupa que recebe o sabão ou amaciante fica com manchas e preciso enxaguar tudo de novo. Diluo antes em um copo com água e coloco na hora certa da lavagem, só preciso ficar atenta aos barulhos da máquina.

Para as toalhas de banho e lençóis, eu programo duplo enxague e coloco um pouco a mais de amaciante. Truque de quem não gosta de passar roupa é não economizar o amaciante.

As peças que foram lavadas à mão também passam por um molho de amaciante antes de irem para o varal.

Assim que a máquina termina, paramos tudo o que estamos fazemos e vamos estender a roupa. Imprescindível para quem não quer passar a toda a roupa depois, no máximo camisas e lençóis e olha lá.

Não tenho pregadores porque não preciso prender a roupa para não voar, vantagem de morar em apartamento. As camisas e camisetas do marido são estendidas diretamente no cabide, secando sem marcas e esticadinhas. Assim, só as camisas precisarão ser passadas e estarão bem mais fáceis!!!

Quando secas, as roupas são recolhidas imediatamente, afinal quanto mais expostas maior a chance de ter que passar tudo e estarem mais difíceis.

Dobro tudo o que não preciso passar e já guardo. Geralmente só as camisas precisam ser passadas, mas são bem tranquilas. Se eu tivesse um steamer (aquele usado em lojas) ele daria conta do recado facinho, facinho!

Ufa! Parece uma trabalhareira só, né?! Mas garanto que faço isso rapidinho, porque já virou rotina e, tenho a ajuda do maridão lindo!

Agora, quero saber de vocês! Qual é a sua rotina e suas dicas para a lavagem da roupa?

Beijosss

9 comentários:

  1. Nossa Bárbara sabe que a primeira vez que lavei roupa foi depois de casada, minha mãe que fazia isso. Eu não sabia de nada, nem quais roupas podia ir com quais na máquina, perguntava pro marido rsrsr.

    Mas eu não tenho um dia certo não, lavo as vezes uma ou mais por semana, as vezes bem pouquinha roupa.

    As roupas intimas tbm estou lavando na máquina, tem uma função para roupa intima. As toalhas lavo separado das outras roupas.

    Vendo vc falar acho que eu ainda to meia preguiçosa pras funções de casa, as vezes esqueço a roupa no arrame. Tenho um cesto pra roupa limpas que serão passadas, acredita que a primeira vez que fui passar roupa foi esse fim de semana, 2 meses de casadas, detesto passar, ainda bem que são poucas roupas que precisam.

    Gostei do post a gente se identifica rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Nossa você faz um verdadeiro ritual rsrs

    Eu separo as roupas tbm, mas não separo só de cozinha, se elas são brancas, vai com as roupas brancas, se são coloridas, vai com as roupas coloridas!

    Quando estão muito manchadas, eu coloco de molho e lavo a mão antes de ir pra máquina, afinal, quanto mais eu puder tirar de sujeira, melhor!

    Estendo a roupa em um mini varal sem prendedor, e depois apenas tiro e guardo. É muito difícil eu passar roupa em casa tbm, como você disse a maioria é só camisa do marido rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Que legal.. Adorei o passo a passo. Sou recem casada e nunca lavei roupa..hahahaha
    Faz mais dicas como essa, pois eu estou perdidinha, perdidinha.. hahahahaha

    Adorei e ja salvei este post. bj

    ResponderExcluir
  4. Afff que trabalhão. Eu criei um tópico no meu blog de noiva para que as blogueiras postem dicas sobre os afazeres domésticos. Passa lá para contribuir. Adorei a dica do sal nas roupas escuras para não desbotar. Não vai dar tempo de eu redigir o texto de como eu lavo as oroupas, mas depois eu volto aqui para postar novamente. Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olha, ainda estou morando com mammy, então, como praticamente não usamos roupas brancas e sociais, acabo jogando tudo junto na máquina e não posso usar amaciante, o marido é alérgico! Ainda não lavo panos de cozinha, nem lençóis, só fronhas e os edredons que usamos. Até hoje só me compliquei com algumas camisas brancas que parei de usar kkkk e com a separação de roupas de tecidos finos. Ainda tenho muito o que aprender...Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Faço quase o mesmo ritual que você, e realmente depois que a gente começa a fazer vai rápido porque vira rotina!!!
    Amei a dica do sal nas roupas escuras, não sabia disso =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bom acho que sou mais relaxadinha pq só coloco de molho roupa branca e roupas que tem manchinhas, o resto vai pra máquina.
    E depois de ter que lavar de novo várias vezes comecei a usar sabão líquido...

    Separo por departamentos tb, tipo roupa íntima, toalhas e roupa de cama e uso as funções da máquina!
    Mas tenho preguicinha de recolher, as vezes fica esturricada no sol, rsrrss

    Adorei as dicas!!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Aqui em casa quem lava a roupa é o marido! kkkk Ele até me ensinou, mas, realmente, só sei colocar tudo lá dentro com sabão e amaciante e apertar o ligar....sou meio atrapalhada ainda....

    Ah! Fui lá na massagem e foi ótimo!! Que lugar bacana!!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um recadinho e fazer essa blogueira feliz!