quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Contrato de compra e venda

Olááááá!

Quem acompanha o blog pelo facebook, já sabe que ontem assinamos o contrato de compra e venda! Estamos muito felizes, pois é mais um passo rumo ao lar doce lar!
Eu dividi o processo de compra em passos:

  • 1°: Procurar um imóvel que esteja dentro do seu orçamento;
  • 2°: Formalizar uma proposta ao vendedor;
  • 3°: Proposta aceita, assinar contrato e fazer o pagamento do sinal (10% do valor do imóvel);
  • 4°: Dar entrada no financiamento (haja papelada!);
  • 5°: Assinar o contrato de financiamento e pegar as chaves;
  • 6°: Cartório (transferir o imóvel para você e pagar um bocado de taxas);
Para quem for comprar à vista,  vai do passo 3 direto para o 6. Nós, assim como a maioria, vamos passo a passo, vencendo um de cada vez.

No nosso caso, tivemos a particularidade da inquilina (contei aqui) e não queríamos a responsabilidade de tirá-la de lá. Só aceitaríamos comprar o apê, se ele estivesse vazio, ou nas palavras chique do advogado da imobiliária, "livre e desembaraçado de objetos e pessoas".

Para isso, acrescentamos cláusulas no contrato que nos resguardassem nesse sentido. Assim, o contrato só seria válido a partir da observação que o apartamento estava vazio e, o pagamento do sinal seria feito a partir dessa contestação. Para isso, demos alguns prazos.

Mas aí você me pergunta, então o contrato assinado e nada é a mesma coisa? Não, o contrato assinado, me garante a venda do apartamento, não deixa o proprietário aceitar uma outra proposta no meio do caminho, por exemplo. Aliás, esse era um medo nosso, quando visse que a inquilina estava saindo e o preço baixo do imóvel, podiam surgir novos compradores.

O prazo que combinamos foi a inquilina sair essa semana, mas no contrato prorrogamos essa data para mais 30 dias. Se na segunda, constatarmos que a inquilina saiu, fazemos o pagamento do sinal e damos entrada no processo de financiamento. Se não (Deus me livre!!!), esperamos os próximos 30 dias e, caso ela não saia mesmo (bate na madeira 3 vezes!!!) o contrato é encerrado sem ônus para ambas as partes.

Já devíamos ter assinado esse contrato no final de dezembro, mas como o proprietário mora em outra cidade, fomos discutindo o contrato por email, até chegar na versão final. Concluída a redação do contrato, o proprietário imprimiu 3 versões, assinou e reconheceu em cartório e, enviou para a imobiliária. O contrato chegou ontem e fomos assiná-lo. 

Agora é esperar a saída da inquilina para darmos continuidade no processo de compra. Todas as certidões e documentos necessários para a entrada no financiamento serão retirados quando puder se dar a continuidade, pois não adiantaria nada tirar antes e correr o risco de vencer e ter que tirar tudo de novo. Isso é despesa de cartório, ou seja, caro!!!

Estamos felizes por mais esse passo. Como podem ver, não está sendo muito simples, cada passo tem suas complicações e particularidades, mas acho que com a saída da inquilina, as coisas fluirão mais fácil!

Beijossss

P.S: Estou com uma inflamação horrorosa no meu indicador esquerdo, por conta da manicure. Ela conseguiu machucar debaixo da unha, então estou com um dedo 3 vezes maior, inchado de pus e lutando para deixar sempre limpinho e recuperar logo (raiva!!!). Como sou canhota, está difícil executar tarefas simples, como digitar. tem mais de uma hora que estou escrevendo esse post, porque tinha que vir contar a novidade, né?! Assim, peço paciência, vou visitar os cantinhos de todas, mas não vou comentar, tá?!

18 comentários:

  1. Parabéns Babi! Bom que agora pelo menos metade do caminho já está completo, mas com certeza vc não terá problemas com a inquilina.
    Espero que vc melhore logo.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Que massa. É uma sensação mto gostosa, né? Parabéns!
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Jana! Estamos vendo um sonho se realizar!
      Beijossss

      Excluir
  3. Babi parabéns, você merece!!
    E espero que seu dedo melhore, putz que raiva dessa manicure!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Su!
      Está melhorando aos pouquinhos!!!
      Beijossss

      Excluir
  4. Oieee!!!
    Paraens!!!! agora e outra etapa ne... sao outros tipos de orçamentos, decoraçoes, de armarios e tals....
    Boa sorte nesta nova empreitada!!
    Bjinhooos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tá sumida, como você está?!
      Essa fase nova é gostosa, mas dá o mesmo desespero do casamento!rsrsrs A diferença é que agora tem que ser bem mais rápido, por causa da obra!
      Obrigada pelo carinho!!!
      Beijosssss

      Excluir
  5. Oi, seu blog está de parabéns muito informativo e esclarecedor.

    Estou seguindo e indicando.

    Aguardo sua visita e presença em meu humilde blog:
    http://jonathanejonathan.blogspot.com.br/

    Abraços Caio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Caio!
      Pode deixar que vou retribuir a visita!

      Excluir
  6. Ah, mas essas coisas são assim mesmo, trabalhosas, e ainda você tem esse fator da inquilina né... Então complica mais, mas vai dar tudo certo, você vai ver. Quanto ao dedo, você está tomando antibiótico? Tem que tomar viu, se não não sara, fiquei com meu dedo assim 1 semana, não melhorava, tomei o antibiotico, no outro dia já tinha desinchado e tava melhorando, fica a dica rs... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo, Mari, mas o final é recompensador!
      O dedo melhorou, graças a Deus!
      Beijossss

      Excluir
  7. Tava acompanhando sua saga e adorei quando você contou sobre a despedida dos filhos da inquilina...rs
    Parabéns pela aquisição e melhoras!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá sendo uma saga mesmo, Daia!
      Obrigada pelo carinho!
      Beijossss

      Excluir
  8. Olá querida, estou aqui para retribuir a visitinha lá no blog, adorei seu cantinho e já estou seguindo, quero acompanhar de perto!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um recadinho e fazer essa blogueira feliz!