quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Notícias: Felizes e Apreensivos!

Olááááá!!!

Que saudade do meu cantinho! Obrigada pelo carinho no post do quarto de hóspedes. Nossas visitas adoraram e o final de semana foi uma delícia!

Quem acompanha o blog no facebook, já sabe que a inquilina saiu na segunda! Todos vibram!\o/\o/\o/\o/\o/ E conseguimos, na segunda mesmo, dar uma olhada no apê. Esperávamos que ele estivesse mais detonado, devido ao desleixo dela, mas respiramos aliviados quando entramos.

Observando melhor e com mais calma, vimos que os maiores defeitos são os revestimentos. Há estufamento nos azulejos da parede da cozinha, banheiro social e varanda. Alguns azulejos estão faltando e outros estão quebrados, na área de serviço e varanda. O piso de madeira da sala e quartos, aparenta estar bom, mas quando andamos percebemos que ele está fofo. Como vamos trocar tudo, não vimos como problema.

Com a constatação do apartamento vazio, fez-se o pagamento da entrada e começamos o próximo passo: dar entrada no financiamento e marcar a vistoria do engenheiro da Caixa. Esse processo é intermediado por um facilitador, profissional terceirizado da Caixa.

Ontem, a corretora e eu, levamos o facilitador para dar uma olhada no apartamento e ver se passa na vistoria. Ele apontou todos os defeitos do revestimento como possíveis causas para reprovação da vistoria e sugeriu consertarmos.  Falou para arranjarmos com o pedreiro da reforma, fazer esses pequenos reparos só para passar na vistoria. Levei um banho enorme de água fria!!! Quem quer gastar dinheiro com algo que vai ser derrubado depois?!?!?!?

O pedreiro teria que retirar com cuidado, as peças na área do estufamento, emassar e recolocar essas peças. Nas áreas que estivessem faltando azulejos, colocar quaisquer outras peças, só para tampar o espaço no contrapiso. O difícil é achar 4 ou 5 peças avulsas para venda. Na varanda nem me preocupa tanto, porque posso pedir para trocar tudo e colocar o piso que queremos logo. Mas na área de serviço não dá, porque quando quebrar a parede pode danificar o piso novinho.

O que me mata é que, qualquer um, com um mínimo de inteligência, que entra ali, percebe que será necessário uma reforma e, que o preço abaixo do mercado é justamente pela necessidade da reforma!!! Mas, segundo o vistoriador, é uma loteria saber qual engenheiro vai visitar o apê. Pode ser um que aprove porque sabe que vai ter a reforma, como pode ser um que desaprove, pois não acha que o imóvel seja uma boa garantia. Fiquei triste, não contava ter que sair atrás de pedreiro e fazer orçamentos até o final dessa semana.
Acho que o facilitador tá vendo minha casa assim!!!
Conversando com o Pedro, decidimos ouvir uma segunda opinião e, no final da tarde, vamos conversar com um outro facilitador, indicado pelo pessoal da Caixa.

Alguém aí, comprou apê usado e passou por isso, teve que consertar algum detalhezinho? Estamos meio apreensivos.

Beijossss

18 comentários:

  1. Amiga, não sei como é aí. Mas por aqui, quando comprei minha casa ela não era nada muito diferente da foto que vc postou rs... e o engenheiro da casa fez uma avaliação considerando a localização do imóvel, o tamanho, etc... e a avaliação, pelo que eu sei é feita sempre com valor maior que o valor do imóvel. A Caixa quer fazer o empréstimo. Não se preocupe com isso. Eu não tive um facilitador e tudo deu certo, vai dar certo pra vc tbm. A compra da casa é sempre uma novela rs... e a sua terá final feliz em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Ca! Lembrei de você ontem, justamente porque sabia que você tinha comprado usada e reformado tudo!
      Aqui, a Caixa está obrigando a usar o facilitador, mas vou atrás do que me recomendaram. Esse que foi ontem a imobiliária que indicou.
      Qualquer coisa vou te encher o saco e tirar algumas dúvidas. rsrsrsrs
      Beijosssss

      Excluir
  2. Olha Babi eu nunca tive problema com engenheiro da caixa.
    Qdo vc financia a construção eles vem em cada final de fase e só uma vez que ele liberou 75% do $$ pq não tínhamos concluído toda a etapa prevista para aquela fase, mas ele estava certo. Do mais eles não reprovaram nada.
    Acho q vc deve escutar uma 2ª opinião sim !!

    Beijos e boa sorte !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou escutar mesmo, Suzy!
      Obrigado por me acalmar!
      Beijossss

      Excluir
  3. Babi, nunca ouvi falar em você ter que arrumar a casa para o engenheiro da Caixa vistoriar! Realmente é algo estranho, mas como não sou do ramo é bom ouvir outras opiniões de quem entende do assunto! Boa sorte, flor, espero logo, logo, ler ótimas notícias aqui!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Anne! Também não tinha ouvido essa.
      Espero trazer boas notícias amanhã!!!
      Beijosssss

      Excluir
  4. Comprei minha casa financiada pela Caixa, fomos direto na agência bancária (aqui em Brasília) e não tivemos facilitador (é a primeira vez que escuto isso!).
    A casa que compramos estava um pouquinho melhor que a da foto (rs), mas não muito! Não tivemos problema nenhum com avaliação da Caixa.
    Demos uma reformadinha de leve, só para entrarmos na ksa. Mas, se Deus quiser, vamos conseguir jogar tudo no chão e começar do zero!!! =)

    Ouça uma segunda, terceira e quarta opiniões! Tome as decisões quando estiver segura!
    E não desanime, financiar um imóvel demora bastante tempo e é uma dor de cabeça só!!!
    Mas no final, é só alegria!!!

    Boa sorte!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria resolver sozinha, mas quando fui na caixa, me falaram que eu tinha que usar o facilitador.
      Estamos tentando entender a situação e vamos ouvir essa nova opinião.
      Essa demora é grande mesmo, por isso não queremos perder tempo.
      Deus te ouça, viu?!
      beijossss

      Excluir
  5. babi do céu, nem sei como te ajudar porque nunca passei por isso. minha casinha já está pronta só esperando a inquilina sair, mas torço para que dê tudo certo pra vocês
    beijinhos,
    ju

    http://simaceito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Ju!!!
      Só de ter apoio já me sinto melhor!
      beijosssss

      Excluir
  6. Nossa, babi, que bom que ela saiu! Mas olha, muito estranho isso, ter que concertar algo que você vai derrubar depois :/ Será que não vale a pena correr o risco e deixar como está? E dar exatamente essa justificativa se algo acontecer? Bem, procure mesmo uma segunda opinião. Rasgar dinheiro é duro :/ rs... Beijos lindona, espero que fique tudo certo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Vamos consertar só a parede, porque ele pode confundir com infiltração.
      Obrigada pelo apoio!
      beijossss

      Excluir
  7. Tomara que de tudo certo!
    Aqui onde eu moro existe museu do azulejo e você compra peças avulsas.
    Beijos

    http://tuorganizas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, muito obrigada pelo apoio!
      beijossss

      Excluir
  8. Adorei seu blog. Gostaria que me fizesse uma visitinha também, o endereço é: www.giseemcasa.blogspot.com.br
    Se gostar me siga pois eu já estou te seguindo. Fique a à vontade para dar sugestões e puxões de orelha. Traga amigos para batermos um bom papo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda, Gise!
      Vou te visitar também, pode deixar!
      beijosssss

      Excluir
  9. Babi, também estamos financiando pela Caixa, também é apto usado e nossa vistoria foi super tranquila, o engenheiro até me perguntou por quanto eu precisava que ele avaliasse... mas não dá pra contar com isso pois é sorte. Agora, esse facilitador, essas taxas, nós não precisamos pagar nada disso, e já estamos na fase final do financiamento. Até agora, só o que pagamos foi a entrada para o proprietário. Fica de olho nisso, é obrigatório esse facilitador? Não seria melhor vcs negociarem diretamente? Beijão, Ludmila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud!!!
      Em todas as agências da Caixa que fomos, eles nos orientaram a procurar o facilitador. Disseram que estão mudando o sistema para agilizar e que essa parte agora é feita por esses profissionais.
      O engenheiro fez a vistoria na quinta e parece que deu tudo certo, segundo a corretora. Estamos esperando o laudo dele para darmos continuidade no processo.
      Vamos ver se vai ser ágil mesmo!
      beijosssss

      Excluir

Obrigada por deixar um recadinho e fazer essa blogueira feliz!