sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Hora do Banho: Ofurô

Oláááá!

Quem aí, nunca ouvir falar em dar um banho de balde no bebê para acalmar? Pois bem, o ofurô, como é chamado esse balde, é um grande aliado para acalmar e relaxar o bebê, principalmente na hora de dormir.

O ofurô pode ser usado desde recém-nascido até os 6 meses, ou enquanto a criança couber no balde sem ficar de pé. É um procedimento tipicamente holandês, que recria o ambiente uterino e traz aconchego e relaxamento para o bebê, melhorando o choro, a agitação, a insônia e também as temidas cólicas.

Isso, porque, a partir do sexto mês de gestação, os bebês desenvolvem a memória, e até os 9 meses de vida, serão capazes de recordar as sensações intrauterinas. Assim, quando entrarem em contato com a água, logo se lembrarão de um ambiente protegido, aquecido, escuro e da posição fetal em que costumavam ficar.

Por conta dessas propriedades, muitas maternidades já adotaram o banho de ofurô para o primeiro banho do recém-nascido, dado pela equipe de enfermaria e, estimulam as mães a continuarem o processo em casa.

Muitas mães usam o ofurô só à noite, para o banho de relaxamento, mas pode ser usado par ao higiênico também. Basta não ser demorado, só o tempo suficiente para tirar a sujeira e a pele que descama e se acumula no corpo.

O banho relaxante ou terapêutico pode e deve ser mais longo, permitindo que o bebê fique mais tempo na água e, como a área de superfície da água é bem reduzida, não esfria tão rapidamente, deixando os pais e os bebês com mais tempo para aproveitar o banho. Nesse momento, é legal diminuir a luz, cantar ou contar histórias.

Eu pretendo fazer a shantala no banho antes de dormir. Tenho colegas massoterapeutas, que irão me ensinar a técnica, inclusive dentro do balde.

Achei um passo a passo bem legal:
  • Escolha um ambiente tranquilo e coloque uma música suave.
  • Coloque ¼ de água no balde. Essa medida é indicada, porque quando o bebê senta, a água sobe e é preciso ficar atento para que o líquido não ultrapasse a altura do peito para não existir riscos de afogamento.
  • A água deve estar numa temperatura entre 36˚ e 37˚ C.
  • Coloque o bebê sentado com os bracinhos e perninhas encolhidas e dobradas (posição fetal) e encaixe-o com cuidado até o fundo do balde. 
  • Nunca deixe o bebê sozinho no balde porque ele pode se levantar e cair ou adormecer e se afogar. 
  • O banho dever levar entre 10 ou 15 minutos. 
  • Converse muito com seu bebê e curta o momento, sem pressa.
Pode-se comprar um ofurô em lojas de bebês, ou até mesmo comprar um balde comum, mas que deve possuir bordas arredondadas e ser de uso exclusivo do bebê. Numa rápida pesquisa pelo google, vi preços entre R$30 e R$300 (alguns mais tecnológicos, ou só de marca mesmo).

E aí, alguém fez, faz ou pretende fazer banhos assim? Conhece alguém que faz?

Beijossss

4 comentários:

  1. Com a minha primeira filha não usei o ofurô, mas ela amava tomar banho no colo debaixo do chuveiro. Já com a chegada do segundo eu pretendo usar sim, quero experimentar, diferenciar um pouco, e também ocupa bem menos espaço do que a banheira, acredito eu. Aiii deve ser uma delíciia de banho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ahh eu pretendo usar o ofurô no meu bb...adorei a dica.

    ResponderExcluir
  3. Deparei com um ofurô desses na semana passada na feira de gestante, mas nem dei muita trela porque não sabia dessas informações hahah.
    Interessante essa coisa do banho remeter às sensações do útero. Talvez eu compre sim.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Babi!
    Uma graça!! Imagino que seja bom mesmo para o baby :)
    Beijos!

    construindominhacasaclean.com

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um recadinho e fazer essa blogueira feliz!