terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Meu Enxoval de Gravidez: Cremes Anti-estrias

Olááá!!!

Vou começar a contar sobre o "meu enxoval", o que eu comprei para vivenciar essa fase grávida e me preparar a fase mãe. Hoje vou falar dos cuidados para estrias, mas quero abordar, também, a parte de amamentação e parto.

Acho que, um dos maiores medos de toda grávida, esteticamente falando, é o aparecimento das estrias. Comigo não foi diferente, tanto que o meu TCC da minha especialização, em Biomedicina Estética, foi sobre as estrias de distensão na gravidez, suas causas, prevenção, tratamentos...

Ao mesmo tempo que a minha coordenadora elogiou e gostou muito do trabalho, eu fiquei um pouco triste, pois os artigos científicos, na área, mostram que, ainda tem muita pesquisa pela frente para elucidar completamente o tema e, ninguém está livre do aparecimento delas.

De uma forma super resumida, hoje, acredita-se que, as causas são multifatoriais, ou seja, uma combinação de fatores leva ao aparecimento delas. E são vários mesmos, desde genética, estirão abrupto da pele (crescimento, engorda...), algumas síndromes e, até o peso do recém-nascido. Ainda não tem, exatamente explicado, o que acontece nas camadas da pele e suas células, embora já haja consenso em algumas etapas. Os tratamentos existentes atualmente, são mais por experiência, do que por comprovação científica, ou seja, protocolos com equipamentos e produtos, que tiveram bons resultados e publicaram artigos, são seguidos pelos profissionais da área.

No caso da prevenção, a hidratação da pele é a mais aceita, uma vez que tendo água no tecido, favorecemos a elasticidade e, diminuímos as chances de as fibras de colágeno e elastina não "se quebrarem". Mas, isso não é garantia de que não aparecerão estrias, pois, como falei, as causas são diversas. Pelo sim, pelo não, estimula-se a hidratação com produtos que promovam esse aumento da elasticidade, sendo o colágeno, o substrato queridinho, na tentativa de que a pele suporte o estirão brusco da gravidez.

Mas, vale lembrar que hidratação significa "dar água" para o tecido e, isso quer dizer que o fundamental mesmo é beber bastante água, já que o tecido se hidrata mesmo é por dentro. O hidratante, embora possa ter algumas substâncias capazes de penetrarem na pele, ele funciona mesmo como barreira, uma película, que evita a perda de água da pele pela transpiração natural.

A melhor combinação é essa:

Não se sei deu para entender bem, mas explicar sem linguagem científica e termos técnicos, é complicado! Desculpa!

E, assim como a maioria das grávidas, eu também prefiro usar os cremes anti-estrias, próprios para gravidez (nem tudo é permitido, hein?!), do que só ficar rezando para não aparecer nenhuma. É aquele negócio, "pelo menos estou fazendo minha parte". kkkk

Antes de ir para os States, eu só fazia a hidratação com os cremes que tinha em casa mesmo, até porque quase não tinha barriga, não disparei a engordar, então estava bem tranquila. Deixei para comprar lá, já que os preços são mais convidativos.

Eu tinha 2 opções em vista, o Mustela e o Cocoa da Palmers. Enquanto o primeiro caiu no gosto do povo, o segundo ainda não é tão falado assim. Resultado: o Mustela tá custando muitooooo mais caro que o da Palmers, sendo que ambos tem a mesma proposta e qualidade. Para terem uma noção, na loja que comprei, o Mustela tava $ 32 contra, $7 da Palmers.

A única observação a fazer é que o da Palmers tem um cheiro mais doce, de coco e baunilha, então, pode ser enjoativo para algumas grávidas, embora o cheiro suma quando passa na pele. Mas, isso vai de cada uma. Como eu gosto dessas fragrâncias, não me importei com o cheiro e, optei por esse, já que o preço é bem mais convidativo.

Trouxe um kit com loção, creme e manteiga ($19) e, comprei um creme avulso ($7). Como só uso nas regiões críticas, barriga, lombar, bumbum e seios (sem passar na aréola e bico), espero que essa quantidade dê. 
A loção tem uma consistência de um hidratante leve, super fácil de aplicar e rápida absorção. Ela parece dar a impressão de que não dura muito na pele, mas é só impressão mesmo, dura como um bom hidratante. 
O creme é mais espesso, porém, também é fácil de espalhar, não deixa melequento e, apesar de ser rapidamente absorvido pela pele, você sente que ele está lá, sabe?! Gostei bastante dele, mas estou evitando usar um pouco em casa, pois é a embalagem mais prática para viagens e ter na bolsa.
A manteiga é bem consistente e, a que estou mais usando no momento e, tem sido um caso de amor! Como ela é bem mais espessa, a hidratação é power! Eu tenho usado após o banho da noite e, quando vou tomar banho de novo no dia seguinte, à noite, ainda percebo o produto. Passo o dia com a pele bem gostosa, mesmo tendo dormido e rolado pelo lençol todo! rsrsrs Como basta só um pouquinho para espalhar em alguma região, está rendendo super bem! Ela ainda tá bem nova e, já estou com dó de acabar! rsrsrs
Por ordem de cheiro, acho a manteiga mais suave e o creme mais forte. Mas, como falei, é só na hora de abrir o produto e passar, depois você não sente mais.

Outro que comprei, mas confesso que usei só de vez em quando, bem pouco mesmo, é o Bio-Oil. Mas, isso é porque não sou muito fã de produtos melequentos e que demoram para serem absorvidos, características frequentes em óleos. Acredito que, agora com o terceiro trimestre, eu use bem mais, já que a barriga tende a dar aquele bum e expandir muitoooo! #medo
Como falei, lá em cima, nada disso é garantia de que as estrias não aparecerão. Elas podem surgir mesmo com todos os cuidados, mas podemos tentar diminuir essas chances, né?!

E por aí, quais cuidados vocês estão tendo?! Tem alguma dica a mais?!
Beijos

16 comentários:

  1. Oieee...apesar de saber que a genética é um forte fator para o aparecimento das estrias eu estou desde o comecinho abusando do creme, como vc disse, pelo menos estamos fazendo a nossa parte...rsrsrs
    Desde o começo estou usando o Materskin da Biolab, no começo estava passando uma vez ao dia, mas agora que a barriga está maior estou passando duas vezes, estou gostando bastante e já estou no segundo pote, rsrs, ele é bem levinho, facinho de passar e absorve rápido, o cheirinho é bem gostoso também. Vamos que vamos né? Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Carol, não custa nada a gente tentar, no mínimo é um tempinho que tiramos para nos cuidar! Sempre bom saber de boas opções nacionais! Desejo uma gravidez sem estrias para você!!! Rsrs
      Beijão

      Excluir
  2. Babi!
    Vc disse q passa a Manteiga após o banho. Os outros dois (loção e creme) vc passa em q momentos?
    Talvez a pergunta seja óbvia, mas eu pensava q só tinha um tipo de creme para estria.
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tha, quando opto pela loção, que tem mais jeito de hidrantante comum, uso antes de dormir e reaplico ao levantar. Quando uso o creme, varia, pode ser que ao levantar não sinta necessidade da reaplicação, pois eu sinto ele mais na pele. Eu vou mesmo pelo "feeling". Uso sempre que sinto necessidade. Uma coisa que não faço de jeito nenhum é coçar a pele, corro e passo um pouquinho de qualquer um deles no local. Rsrs
      Beijão

      Excluir
  3. Eu to usando bepantol mammy, é uma delícia, dá pra perceber que hidrata bem!
    Agora que vi que se seu baby fosse menino iria se chamar Gabriel.. é o nome que escolhemos também rsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fla, eu ouvi falar muito bem dele, tanto que estou querendo experimentar. E, já que tem que usar até 3 meses depois do parto, se os meus tiverem acabado, o bepantol é a minha primeira opção. Como anda o baby por aí?!
      Beijão

      Excluir
  4. Eu uso o Bio-Oil, outros óleos e uma manteiga hidratante para grávidas. Vou alternando, o importante é nao esquecer, até porque minha pele é muito seca. Na primeira gravidez Mustela também entrou no rodízio, mas nao gostei do cheiro do creme anti-estrias. O hidratante de seios da Mustela eu gostei bastante.
    Aqui na Alemanha se recomenda ao passar hidratante/óleo dar umas "beliscadinhas" (MUITO de leve, nao machuca!) para melhorar a circulacao de sangue na pele. Fiz na primeira gravidez e estou comecando a fazer nessa, (se pára pela semana 30 - ou seria 35? - para evitar contracoes antes do tempo). Tive só uma mini estria da primeira gravidez que só vi depois do parto, mas ataquei tanto com bio-oil e acho até que saiu.
    Óleo puro de amêndoas é ótimo para passar na barriga e também pode usar para fazer massagem no períneo, massagem pós-parto (ajuda o útero a voltar pro tamanho) e no bebê (massagem, limpar mecônio, botar na água do banho quando a pele tá muito seca, soltar casquinhas do couro cabeludo, etc). Multi-uso total!
    Bjs,
    Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo de amêndoas é tudo de bom mesmo! Essa massagem no períneo com ele é ótima e ajuda no parto normal, evitando um episiotomia. A combinação de hidrantante + oleo também é bem recomendada por aqui! A verdade é que a gente faz tudo ao nosso alcance para evitar as tão temidas marcas! Rsrs
      Beijão

      Excluir
  5. Usei óleo de amêndoas puro e creme de estrias boticário a gravidez toda e não tive estria nenhuma na barriga .
    Após a gravidez usei um creme da mustela reestruturante para a barriga. achei excelente!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su, nem sabia que o boticário tinha esse tipo de creme. Achei ótimo, porque tem loja em todo o Brasil. Ouvi falar bem desse creme reestruturante, vou atrás para o pós parto!
      Beijão

      Excluir
  6. Eu só usei óleo de amêndoa e graças a Deus não tive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ná! O que importa mesmo é o resultado positivo no final! Acho que deve dar um alívio quando percebemos que vamos sair livres dela, né?!
      Beijão

      Excluir
  7. Eu só usei óleo de amêndoa e graças a Deus não tive.

    ResponderExcluir
  8. Oha... preciso confessar que não pretendo ter filhos no momento (acabei de casar!!), mas te acompanho a algum tempo e seus posts vão me fazendo sentido meses depois!! hahaha Adorei as dicas da babymoon.... e da gravidez!! É bom aprender o que (se deus quiser!!) me virá mais pra frente:)

    Bjs

    Livia
    nossos85metros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn! Fico super feliz, Lívia!!! Cada fase tem seu momento certo e, quando chegar o de vocês, vai estar sabendo o que enfrentar! Eu fui assim, lia tudo mesmo sem estar planejando, aí quando decidimos, já sabia aonde buscar as informações!
      Beijão

      Excluir
  9. Oi Bárbara. Você comprou os cremes no walmart ou em loja específica? (Estamos indo para os status dia 16 e ajudaria um pouquinho na logística )

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um recadinho e fazer essa blogueira feliz!