segunda-feira, 28 de março de 2016

Diário de Gravidez: 34ª e 35ª Semanas - Entrando no Nono Mês

Oláááá!!!

Eu não pretendia ter sumido por tanto tempo assim, mas os últimos preparativos para a chegada da Analu, me deixou bastante ocupada! Isso quer dizer que, teremos muitos posts nesses próximos dias!!!

Dia 22/03 foi meu aniversário e, tive consulta pré-natal. A consulta foi tranquila, Analu continua na melhor posição para nascer (dorso para esquerda) e seu coração bate como um tamborzinho! A médica solicitou a ultra com doppler e o exame de Strepto B, conhecido como exame do cotonete.

O exame de Strepto B, serve para pesquisar se há a presença da bactéria Streptococcus Agalactiae, do grupo B, na vagina e ânus da mulher. A contaminação do bebê acontece durante a sua passagem pelo canal vaginal, no parto normal, por isso a importância de pesquisar se a mulher é portadora da bactéria, quando se pretende ter esse tipo de parto. Embora, essa bactéria, não cause mal algum ao indivíduo adulto, ao bebê ela pode causar desde infecções leves, passando por meningite, pneumonias e, até a morte. Mas não se assuste! Se o exame der positivo, a única coisa necessária é tomar um antibiótico de profilaxia no parto, geralmente, penicilina ou ampicilina.

É importante, no dia do exame, não fazer a higiene íntima antes da coleta da amostra. Assim, garantimos que o resultado seja o mais fiel possível. Ele dura segundos e, consiste simplesmente em passar um swab (cotonete de  haste maior) na entrada da vagina e ânus, pois, geralmente é o responsável pela contaminação da vagina. Burlar o exame, fazendo a higiene, pode resultar em um exame falso negativo e, o único prejudicado será o bebê!

Como biomédica, conheço bem o exame e, sei da demora para liberar o resultado. Por isso, fiz no dia seguinte à consulta, para dar tempo de levar o laudo
na próxima. Dito e feito, meu resultado sai dia 31/03 às 17h e, a consulta é dia 01/04, às 08h!!!

Amanhã faço a ultra com doppler, para verificar como anda o suprimento sanguíneo da placenta e da bebê. Ansiosa para ver nossa pequena, pois a última vez que fiz foi no carnaval!!!

Bom, mas como eu tenho passado?

Já sinto o peso da barriga, agora no nono mês! Passo o dia super disposta, mas à noite, ela pesa de tal maneira, que só penso em deitar. Aliás, ficar sentada muito tempo é a pior posição. Posso passar o dia todo em pé ou deitada, mas 1h sentada incomoda demais, porque ela mexe muito e as costas doem bastante.

Aliás, tá aí uma coisa que as pessoas se surpreendem e assustam, quando descobrem, que estou no nono mês: o fato de eu estar dirigindo e andando para cima e para baixo, numa boa, o dia inteiro! Bom, a gravidez foi toda tranquila, não estou me sentindo mal nem nada, a médica não me restringiu em nada, vida que segue, gente! Tenho resolvido muitas coisas nesse finalzinho e, estar fora de casa ajuda até a não ficar ansiosa nem nada! 
Me perguntam, e se entrar em TP? Aí, respondo com a maior calma do mundo: depende! Se eu tiver condições de voltar para casa sozinha, volto e chamo o marido, se não, ligo para o Samu ou Bombeiros, simples! Não entendo o desespero das pessoas com isso! rsrsrs

Outra coisa, que me perguntam muito: se estou ansiosa?! Nem um pouco! Por mim, ela ficaria aqui no forninho por mais um tempão! A família está bem mais ansiosa que nós! rsrsrs

Em relação a desconfortos, 2 tem me incomodado um pouco. O primeiro é o refluxo, que volta e meia me deixa com gosto de vômito na boca. Não acontece todas as refeições, nem todo dia, mas incomoda bem quando vem. O segundo é culpa da falta de espaço para a Analu. Ela mexe bastante à noite (entre 20h e 22h) e, apesar de me divertir vendo as deformidades na barriga, ela estica demais a pele, então dói e dá alívio quando sossega! Parecem movimentos bruscos e fortes, mas é a falta de espaço mesmo, tadinha! Quando ela se estica, e empurra as costelas, é que doem mais ainda! rsrsrs

Quanto às novidades, para os preparativos, só digo uma coisa: está tudo pronto! Vou mostrando nos próximos posts! rsrs

Nessa reta final, quero aproveitar bastante o marido! Namorar, sair para jantar, ir ao cinema, assistir nossa séries favoritas, ficar na cama até tarde nos finais de semana... Curtir esses últimos 15 ou 20 dias, que nos restam sozinhos!

Beijossss

6 comentários:

  1. Curta bastante porque depois sua vida vai ficar de pernas para o ar kkkk mas vai ficar muito gostosa!!!

    ResponderExcluir
  2. Curta bastante porque depois sua vida vai ficar de pernas para o ar kkkk mas vai ficar muito gostosa!!!

    ResponderExcluir
  3. Que Deus te de uma boa hora! Que essa lindinha venha ao mundo cheia de saúde e luz!!!

    ResponderExcluir
  4. Minha prima está em uma fase da gravidez parecida com a sua! É interessante ver alguns relatos parecidos!
    Bom saber que vc está tão bem!

    ResponderExcluir
  5. Por aqui a mesma coisa...todo mundo ansioso, menos eu!! hehehe
    Tbm continuo tendo vida normal, quero aproveitar esses ultimos dias tbm pra curtir o maridinho.

    ResponderExcluir
  6. Por aqui a mesma coisa...todo mundo ansioso, menos eu!! hehehe
    Tbm continuo tendo vida normal, quero aproveitar esses ultimos dias tbm pra curtir o maridinho.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um recadinho e fazer essa blogueira feliz!